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quinta-feira, 30 de abril de 2009

Dicas de brincadeiras



Que bicho eu sou?

Número de participantes: No mínimo três
É uma brincadeira bem divertida.
Uma pessoa escreve o nome de vários bichos (pode ser um desenho) , um em cada folha de papel.
Esses nomes devem ser colados nas costas dos participantes sem que eles vejam qual o bicho.
Cada participante terá que adivinhar o animal que virou fazendo perguntas sobre as características do bicho aos outros participantes.
As respostas devem ser sim ou não.
O último a descobrir sai da brincadeira e passa a colar o nome dos bichos nos vencedores.


Dança da laranja


Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia. É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.

Jogos músicais


Ajudam no desenvolvimento natural das crianças;
Alivia a tensão interior;
Leva a criança a um grande prazer, pelo caráter lúdico e esafiador;
Permite a reeducação do comportamento;
Aumenta o coeficiente de auto-confiança;
Sublima as tendências instintivas;

Sugestões de Jogos Musicais:

1)- Que som é esse?
Uma criança sai da sala, enquanto outra criança pega um instrumento musical para ficar tocando. A criança que saiu, deve voltar com os olhos vendados, encontrar o som na roda e descobrir qual o instrumento, caso ela não acerte deve receber um castigo.

2)- Que sons são esses?
A sala deve ser dividida em dois grupos, cada grupo irá escolher duas crianças, uma da qual os olhos serão vendados e a outra que irá escolher um instrumento para ser tocado.
Os instrumentos dos dois grupos terão que ser tocados ao mesmo tempo. A criança que descobrir o som primeiro ganha.
Se ela descobrir apenas um som o grupo dela ganhará 10 pontos e os dois instrumentos continuaram sendo tocados ao mesmo tempo, até que descubram o outro som.
Caso a criança acerte os dois sons ao mesmo tempo ela ganha 30 pontos para o seu grupo.
3)- Cabra cega sonora
As crianças devem formar duplas uma criança escolhe um instrumento enquanto a outra deve vendar os olhos.
Os alunos devem marcar um local de chegada na sala, podendo fazer obstáculos no meio do caminho, fazendo curvas e retas que devem ser seguidas.
A criança dos olhos vendados deve dar 5 voltas e após a criança com o instrumento deve guia-la até o ponto de chegada a partir do som de seu instrumento, sem tocar na criança de olhos vendados.
O professor deve cronometrar o tempo de chegada das duplas, a dupla que chegar em menos tempo no ponto de chegada ganhará o jogo.
As duplas podem ser invertidas depois, ou seja, a criança que guiou pode tampar os olhos enquanto a outra a guia.

4)- Telefone sem fio sonoro
As crianças sentam em roda e escolhem um instrumento, a primeira criança deve tocar uma pequena célula rítmica em seu instrumento a do lado deve tentar repeti-lo no instrumento que está com ela e assim vai até chegar ao final.
Essa brincadeira é interessante se possível ser gravada para que as crianças percebam como a célula rítmica foi mudando com o decorrer da roda.

Desenho com Giz de cera e Massa corrida

MATERIAL:
-Giz de cera
-Palitos (tipo de sorvete)
-Pano
-Massa corrida
-Placa de madeira

MODO DE FAZER
Crie uma base colorida na placa de madeira. Pinte com giz de cera de várias cores sobre a placa,aleatóriamnete
-Passe uma camada de massa corrida por cima do desenho.
-Com o palito, desenhe o que desejar por cima da massa corrida, ainda molhada, e assim, o desenho toma as cores do fundo de giz de cera.




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