Powered By Blogger

domingo, 3 de maio de 2009

Breve história do deficiente na sociedade

A defiência não é algo novo na sociedade ela sempre existiu desde as mais remotas épocas, quando o homem ainda vivia em cavernas.De acordo com pesquisas feitas por antropologos foram encontrados durante escavações esqueletos alguns deles com ossos que apresentavam fraturas bem tratadas.
Tais tratamentos ortopedicos eram feitos, através da utilização de galhos de árvores atados por tiras de couro de animais, que tinham por objetivo imobilizar os membros fraturados.
Embora tivessem esses cuidados, era muito difícil manter um deficiente físico nas tribos, pois as comunidades precisavam fazer deslocamentos constantes de um lado para o outro, situação que acabava ocasionando o abandono dessas pessoas pelo meio do caminho estando assim sujeitos a todo tipo de risco, comportamento que na época, nãorepresentava um problema de natureza ética ou moral.
Nas culturas antigas existiam apenas dois tipos de comportamento relacionado ao deficiente: o de aceitação e o de eliminação.
Algumas tribos ainda acreditavam que os maus espiritos habitavam nas pessoas deficientes e que através deles adquiriam uma espécie de proteção, com essa crença os deficientes eram protegidos por demais membros da tribo, pois enquanto vivem os demais membros da tribo estariam protegidos dos maus espíritos.
Na Roma antiga os bebês que nascessem com caracteristicas diferentes das consideradas normais poderiam ser eliminados; antes, porém o pai da criança deveria mostra-lo para cinco vizinhos para provar a existência das anomalias.
Na idade média (século XIII0, a igreja católica, para se proteger quanto àqueles que representassem alguma ameaça, perseguiu e mutilou muitos cristãos, surgindo assim um grande número de indivíduos deficientes.Documentos da própria igreja reconheciam que aqueles que nasciam deficientes como possuidos pelo demônio e representantes do mal.
Nos séculos XVI e XVII, com a evolução da medicina, novas idéias surgiram para desvendar os mistérios do corpo e da mente humanana.Foram descobertas causas orgânicas relacioanadas com as deficiências que até então eram consideradas espirituais.

Um comentário:

Unknown disse...

OLÁ IARA!
Sou estudante de psicologia e meu trabalho também se dirige a portadores de necessidades especiais.Podemos quem sabe trocar informações e materiais a respeito. Acredito que trabalho multidisciplinar possa ser a chave para um sucesso promissor. Caso esteja interessa em trocar conhecimento: irispsi24@gmail.com